top of page

Filósofa da ciência em destaque: Elisabeth Lloyd

Atualizado: 5 de jun. de 2020

Cláudio Reis*


Elisabeth Lloyd é atualmente uma professora de destaque na Universidade de Indiana. Ela deu importantes contribuições no campo da filosofia da ciência, particularmente na filosofia da biologia e na filosofia da ciência do clima. Também serviu ativamente à comunidade acadêmica em várias atividades, dos conselhos de administração das sociedades ao trabalho editorial. Publicou mais de 80 artigos e foi autora, coautora e editou vários livros. Seu livro A Estrutura e Confirmação da Teoria Evolutiva (“The Structure and Confirmation of Evolutionary Theory”) foi finalista do prêmio Lakatos, enquanto O Caso do Orgasmo Feminino: Viés na Ciência da Evolução (“The Case of the Female Orgasm: Bias in the Science of Evolution”) recebeu o prêmio PSA Women's Caucus.

Após sua graduação na Universidade do Colorado, combinando ciências naturais e ciências políticas, ela concluiu seu doutorado em filosofia em Princeton. Como estudante de pós-graduação, Elisabeth também trabalhou no laboratório de Richard Lewontin na Universidade de Harvard, onde explorou questões de biologia evolutiva examinando atentamente as práticas em laboratório. Ela contribuiu extensivamente nas questões das unidades e níveis de seleção, adaptação, e estrutura e confirmação da teoria evolutiva – alguns dos tópicos mais emblemáticos no campo da filosofia da biologia.

Ela também investigou tópicos mais amplos de filosofia da ciência, como modelos, confirmação e indução. Ela foi uma das principais desenvolvedoras da abordagem semântica das teorias científicas, especialmente no que se aplica à biologia. Talvez o mais importante seja que Elisabeth desenvolveu uma metodologia filosófica, a lógica das questões de pesquisa, que foi aplicada em uma ampla variedade de contextos por outros estudiosos.

Elisabeth é bem conhecida dentro e fora da comunidade acadêmica por seu trabalho sobre sexualidade feminina, que articula análises científicas e filosóficas. Entre outras coisas, este trabalho apresenta sérios desafios às teorias adaptativas do orgasmo feminino e destaca vieses nas pesquisas existentes. O profundo impacto deste trabalho levou Elisabeth a várias aparições na mídia. Além disso, ela se preocupa com problemas cruciais na ciência do clima, em particular a confirmação de modelos de mudança climática e a atribuição do impacto da mudança climática em eventos climáticos extremos. Seu trabalho sobre mudança climática recebeu considerável atenção e levou a importantes aplicações práticas.

Elisabeth se destaca no trabalho colaborativo. Trabalha regularmente com outros filósofos e com cientistas de diversas disciplinas. De fato, seu trabalho é publicado em revistas de vários campos, envolvendo e direcionando o público filosófico e científico. No momento, ela está trabalhando em vários projetos, em formato de livro e artigo, que abrangem uma abordagem centrada em dados da ciência climática, valores e filosofia feminista da ciência, adaptação e o conceito de holobionte. Ela almeja o tipo de filosofia que descobre soluções simples para problemas antigos, aqueles que nos fazem pensar “como é que ninguém imaginou isso antes?”.

Esse texto é uma tradução livre de “Highlighted Philosop-Her of Science: Elisabeth Lloyd”, disponível aqui.


........................................................................................................................................................


*Professor adjunto na Universidade Federal da Bahia (UFBA), laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). Doutor em Filosofia (UFRGS), mestre em Ecologia (UFRGS) e bacharel em Ciências Biológicas (UFRGS). Tem interesse em Filosofia, História e Sociologia da Ciência, especialmente da Biologia, incluindo a dimensão social do conhecimento científico e o papel apropriado dos valores na produção desse conhecimento. A investiação do seu doutorado envolveu o tema das relações entre ciência e valores, em que defendeu uma posição pluralista e sensível ao contexto.




178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page